Viver Bem
16 de setembro de 2022
Unimed Andradina realiza palestra sobre o Setembro Amarelo em escola do município
Unimed Andradina realiza palestra sobre o Setembro Amarelo em escola do município

Prevenção do suicídio e automutilação foram os temas da conversa

Nesta quinta-feira, 15, a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, e a técnica de enfermagem, Maria Madalena, realizaram, na escola estadual Professora Alice Marques da Silva Rocha, um bate-papo sobre o Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e outros temas relacionados à saúde mental na adolescência.

De acordo com a psicóloga, a ideia era conscientizar os alunos sobre os sinais e comportamentos de um suicida, bem como entender os problemas de cada jovem. “A adolescência é um momento crítico, muitas mudanças, cobranças, descobertas e nem todos estão preparados. Daí, casos de depressão, ansiedade, automutilação e, infelizmente, suicídio. A roda de conversa serviu para passar um pouco de conhecimento e, acima de tudo, lembrá-los que não estão só”.

Durante a atividade, a profissional ainda se posicionou sobre os julgamentos, comuns nesta fase da vida, mas negativo para quem está em sofrimento. “Não só adolescentes, adultos também têm o péssimo hábito de julgar. Mas, neste período tudo parece ficar maior, logo, o dano causado à mente também. Por isso, foi fundamental falar sobre a importância de acolher e não apontar”.

Por fim, Laís ainda ensinou os alunos uma técnica de respiração a ser praticada em momentos de ansiedade e tensão.