Viver Bem
30 de setembro de 2022
Unimed Andradina oferece palestra sobre o Setembro Amarelo na escola Anglo
Unimed Andradina oferece palestra sobre o Setembro Amarelo na escola Anglo

O conteúdo foi ministrado pela psicóloga da Cooperativa

Setembro está quase no fim, mas o assunto suicídio, apadrinhado pelo mês, permanece em alta. Na última quinta-feira, 22, a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, e a técnica de enfermagem, Maria Madalena, foram até o colégio Anglo de Andradina para mais uma palestra referente à saúde mental e o suicídio na adolescência.

O tema, já abordado em outra ocasião – Escola Estadual Professora Alice Marques da Silva Rocha -, tinha como objetivo chamar a atenção dos adolescentes sobre como o estado mental interfere diretamente na decisão de atos suicidas. “Engana-se quem acha que jovens não têm problemas, pelo contrário, é nesta fase em que tudo parece ficar mais difícil: relacionamento com os pais ou amorosos, necessidade de autoafirmação, incerteza do futuro, enfim, esse mix de sentimentos sobrecarrega o lado psíquico, fazendo com que muitos não suportem a carga emocional e busquem meios trágicos para que os problemas sejam resolvidos”, explicou Laís.

Ainda de acordo com a psicóloga da Unimed Andradina, muitos adolescentes não têm o conhecimento necessário para agir em determinadas situações. “O fato de não encontrar um caminho para determinada ocasião e, ainda por cima, ter seus problemas negligenciados por terceiros - leia-se responsáveis – são nocivos nesta faixa-etária”.

No fim do bate-papo, Laís Calvoso ensinou os alunos uma técnica de respiração a ser praticada em momentos de ansiedade e tensão.

Fotos