Viver Bem
27 de setembro de 2022
Envelhecer bem, é envelhecer com saúde!
Envelhecer bem, é envelhecer com saúde!

Envelhecer com saúde e qualidade de vida é o desejo de muitas pessoas, porém, para que isso aconteça são necessários cuidados durante toda nossa trajetória. Conforme nosso corpo vai envelhecendo, muitas de suas funções ficam comprometidas, o que afeta a capacidade física e mental, aumentando o risco de doenças.

Assim, para que o envelhecimento aconteça de forma saudável alguns hábitos precisam ser adotados, como: alimentação rica em nutrientes, visitas regulares ao médico, prática de atividade física e cuidados com a mente. Através desses comportamentos é possível chegar na terceira idade com muito mais saúde.

Outro fator determinante para que se tenha qualidade de vida com o passar dos anos é a prevenção de quedas, já que elas podem gerar sérias complicações de saúde. Por isso, diminua a quantidade de móveis e objetos na casa, melhore a iluminação dos ambientes, invista em barras de apoio nos banheiros e degraus, evite o uso de tapetes e escolha calçados que fiquem firmes nos pés.

Muitos cuidados com os idosos podem ultrapassar o conhecimento familiar, para isso, existem os cuidadores. Um bom cuidador estimula atividades físicas e lúdicas, acompanha o paciente em caminhadas, realiza jogos que estimulem a memória, garante momentos de lazer e alegria, como passeios em praças, shoppings e praias.

O profissional exemplar trata da autoestima e aparência do seu assistido, deixa-o sempre limpo, organizado e perfumado, cuida da higiene bucal para evitar as temíveis infecções.

Envelhecer é um processo natural e os cuidados também devem ser.

Cuide-se!