Viver Bem
17 de outubro de 2021
Deixe essa marca em sua vida. Vacine-se!
Deixe essa marca em sua vida. Vacine-se!

O ato de se vacinar não é apenas um cuidado com a sua saúde, mas sim, com a de todas as pessoas que estão ao seu redor. Tomar vacina é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e, também, de suas complicações, que podem até levar à morte.

Atualmente, existem mais de 50 tipos de vacinas diferentes, como aquelas que protegem contra gripe, caxumba, coqueluche, difteria, febre amarela, HPV, paralisia infantil, rubéola, sarampo, tétano e tuberculose. Porém, nem todas são obrigatórias para todo mundo.

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes.

Segurança e Eficácia das Vacinas

As vacinas são produzidas com agentes da própria doença, ou seja, a de sarampo contém o vírus de sarampo. No entanto, os microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo que com nosso corpo não desenvolva a moléstia e sim, se prepare para combatê-la se for necessário.

Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam por análises de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).