Viver Bem
09 de junho de 2022
Proteja a sua vida e a de tantas outras pessoas. Vacine-se!
Proteja a sua vida e a de tantas outras pessoas. Vacine-se!

A vacinação representa um grande avanço na saúde, pois por meio dela nos protegemos de diversos tipos de doenças, algumas já erradicadas. É uma medida que contribui para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças.

O objetivo da imunização é estimular a produção de anticorpos que combatam determinados agentes infecciosos. Assim, o organismo desenvolve a resistência necessária para combater as doenças e preservar a saúde. Portanto, a vacinação quando realizada de maneira correta, ou seja, no prazo adequado para cada faixa etária, é capaz de reforçar o sistema imunológico ao longo da vida. O que garante maior qualidade de vida e bem-estar tanto para a pessoa quanto para a sociedade. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, maior é a possibilidade de controlar a doença e evitar epidemias.

Diante disso, diversas campanhas de vacinação foram desenvolvidas, dando origem ao calendário nacional de vacinação. Ele relaciona todas as imunizações e doses necessárias ao longo da vida do indivíduo para garantir a prevenção completa. Ou seja, é uma forma eficiente para auxiliar e direcionar a população a procurar as vacinas adequadas no tempo correto; estas podem ser oferecidas tanto pela rede pública de saúde quanto por clínicas particulares.

Mitos x Verdades

As doenças evitáveis por vacinas estão quase erradicadas em meu país, por isso não há razão para me vacinar.

MITO: Embora as doenças evitáveis por vacinação tenham se tornado raras em muitos países, os agentes infecciosos que as causam continuam a circular em algumas partes do mundo. Em um mundo altamente interligado, esses agentes podem atravessar fronteiras geográficas e infectar qualquer pessoa que não esteja protegida.

Aplicar mais de uma vacina ao mesmo tempo pode aumentar o risco de eventos adversos ou sobrecarregar o sistema imunológico.

MITO: Evidências científicas mostram que aplicar várias vacinas ao mesmo tempo não causa aumento de eventos adversos e nem sobrecarrega o sistema imunológico das pessoas. Uma criança é exposta a muito mais antígenos quando tem um resfriado comum ou mesmo quando é exposta a uma substância alérgica como o pólen. Além disso, aplicar várias vacinas ao mesmo tempo reduz o número de visitas ao posto de saúde ou hospital e também o número de injeções aplicadas.

É melhor ser imunizado por meio da doença do que pelas vacinas.

MITO: As vacinas estimulam o sistema imunológico para produzir uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas não causam a doença. Já as doenças, que poderiam ser preveníveis por vacinas, podem resultar em complicações, deixar sequelas e até levar à morte.

Tomar a mesma vacina duas vezes não faz mal.

VERDADE: Não faz mal. Se você não lembra se foi imunizado contra alguma doença e perdeu sua carteirinha de vacinação, procure uma unidade de saúde para verificar as vacinas registradas em seu prontuário. Caso permaneça a dúvida, os profissionais de saúde da unidade de saúde poderão orientar sobre as vacinas que são recomendadas para sua faixa etária.