Viver Bem
29 de agosto de 2021
Não acenda esse vício!
Não acenda esse vício!

O hábito de fumar é extremamente prejudicial à saúde, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, são mais 160 mil mortes/ano causadas pelo uso do tabaco, representando 443 por dia. No mundo, são 8 milhões de mortes anual.

A nicotina, responsável por causar a dependência, é encontrada em todos os derivados de tabaco, cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, narguilé, entre outros. Ao ser inalada produz alterações no Sistema Nervoso Central, modificando assim, o estado emocional e comportamental dos indivíduos, da mesma forma como ocorre com a cocaína, heroína e álcool. Depois que a nicotina atinge o cérebro, libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer explicando-se assim as boas sensações que o indivíduo tem ao fumar.

O fumo é responsável direto de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, diversos tipos de câncer como: pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado, além de doença coronariana e AVC. Outros problemas derivados desse hábito são o aumento de risco para tuberculose, infecções respiratórias, úlceras gastrointestinais, impotência sexual, infertilidade, osteoporose e catarata.