Viver Bem
15 de março de 2018
Grupo Vida Leve participa de palestra sobre Alimentos Funcionais
Grupo Vida Leve participa de palestra sobre Alimentos Funcionais

O Grupo Vida Leve, da Medicina Preventiva da Unimed Andradina, participou de uma palestra sobre alimentos funcionais na última terça-feira, 13, na sede da cooperativa. O evento foi ministrado pela nutricionista, Mariana Pagnani.

Segundo a definição de alimentos funcionais da portaria da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde do Brasil, todo aquele alimento ou ingrediente que, além das suas funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos, benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. “Tendo como base isso os participantes conseguiram identificar alimentos de consumo diário considerados funcionais como alho e cebola e aqueles que não são de uso rotineiro, porém apresentam vários benefícios como o chá verde”, finalizou Mariana.

Ao final da palestra, os participantes receberam um kit de alimentos funcionais.

Alimentos Funcionais e Benefícios

Alho e Cebola: Regulação do trânsito intestinal e da pressão arterial, redução do risco de câncer e dos níveis de colesterol total e triglicerídeos, redução da intolerância à lactose;

Linhaça: Redução do Risco de Câncer e de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial, Redução dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol;

Chá Verde: Redução dos níveis de colesterol, hipotensor, antioxidante e hipoglicemiante;

Ômega 3: Reduz os níveis de Triglicérides e pressão arterial.

Medicina Preventiva

A Medicina Preventiva é um grupo multidisciplinar, composto por Nutricionista, Psicóloga, Enfermeira e Médica, além do apoio de médicos cooperados convidados.

Todas as atividades são desenvolvidas nos grupos: Amor Pleno, para gestantes, Equilíbrio e Saúde, para portadores de doenças crônicas, Vida Leve, para emagrecimento, Saúde em Dia (Educação em Diabetes) e Planejamento Familiar, para quem tem interesse em realizar procedimentos contraceptivos definitivos.

Para fazer parte de nossos grupos, entre em contato com a Medicina Preventiva pelo telefone: 3702 4000 ramal 4040 ou 4031.