Viver Bem
01 de outubro de 2021
Envelhecer com saúde é tudo de bom!
Envelhecer com saúde é tudo de bom!

A população está envelhecendo rapidamente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas acima de 60 anos já somam mais de 14% da população nacional. A expectativa de vida também aumentou, mulheres até 79 anos e homens, 72. Esse crescimento indica melhorias nas condições de vida e saúde da população. Porém, a grande maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, pensando nisso, elencamos alguns cuidados que devem ser adotados para uma terceira idade saudável:

- Ter acompanhamento médico regular e especializado;

- Alimentação balanceada;

- Prática de atividade física;

- Cuidar da mente e do corpo;

- Manter laços familiares e sociais;

- Participar de atividades que tragam prazer.

Prevenção de quedas

Um grande problema enfrentado pelos idosos, e que poderiam ser evitados com alguns cuidados, são as quedas. Elas podem provocar fraturas, traumatismo craniano, contusão muscular, entre outros. Para evitar que tais situações aconteçam e coloquem a qualidade de vida da pessoa idosa em questão, tome as seguintes precauções:

- Evite tapetes soltos.

- As escadas e os corredores devem ter corrimão dos dois lados.

- Use sapatos fechados com solados de borracha.

- Coloque tapete antiderrapante no banheiro.

- Evite andar em áreas com piso úmido.

- Evite encerar a casa.

- Evite móveis e objetos espalhados pela casa.

- Deixe uma luz acesa à noite, caso você se levante.

- Espere que o ônibus pare completamente para você subir ou descer.

- Coloque o telefone em local acessível.

- Utilize sempre a faixa de pedestres.

- Se necessário, use bengalas, muletas ou instrumentos de apoio. O importante é a sua segurança.

Importância dos cuidadores

A saúde da pessoa idosa exige atenção e muitas vezes cuidados que ultrapassam o conhecimento da família, por isso, a importância de cuidadores nessa fase da vida. O envelhecimento, quando acompanhado de limitações funcionais, exige atenção em várias áreas, que precisam ser abordadas por profissionais habilitados a reconhecer os distúrbios típicos das doenças ligadas ao envelhecimento, para garantir atendimento adequado.

Um bom cuidador também estimula atividades físicas e lúdicas, acompanha o paciente em caminhadas, realiza jogos que estimulem a memória, realiza momentos de lazer e alegria, como passeios em praças, shoppings e praias. O cuidador exemplar trata da autoestima e aparência do seu assistido, deixa-o sempre limpo, organizado e perfumado, cuida da higiene bucal para evitar as temíveis infecções.

Assista ao vídeo sobre prevenção de quedas