Viver Bem
19 de novembro de 2020
Cuidar da saúde também é coisa de homem!
Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo garantem um envelhecimento com mais qualidade de vida. Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde, negligenciando, por exemplo, consultas médicas. A busca pelo profissional médico, geralmente, ocorre quando alguma enfermidade se encontra em estágio avançado.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que algumas atitudes incorporadas ao dia a dia ajudam a reduzir o risco de diversas doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e as doenças cardiovasculares (hipertensão, derrame, infarto de miocárdio). Entre as principais medidas estão:

Praticar atividade física diariamente;

Aferir a pressão arterial regularmente;

Manter uma alimentação balanceada;

Sempre usar preservativo;

Consultar o médico regularmente;

Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:

Dificuldade de urinar;

Diminuição do jato de urina;

Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

Sangue na urina;

Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.