Viver Bem
14 de novembro de 2021
A sua vida pode ser mais doce sem ela
A sua vida pode ser mais doce sem ela

O Diabetes é uma doença silenciosa e causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio responsável por quebrar as moléculas de glicose e transformá-las em energia para a manutenção do nosso organismo. A doença pode causar o aumento da glicemia, levando a diversas complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves pode levar até a morte.

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo do Diabetes, no entanto, geralmente os primeiros sinais são cansaço frequente, muita fome e sede, perda de peso repentina, vontade de ir muitas vezes ao banheiro e escurecimento de dobras, como das axilas e pescoço.

Tipos de Diabetes

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, na qual o organismo ataca, de forma errada, as células do pâncreas que produzem insulina, destruindo-as. Assim, a falta de produção da substância, faz com que haja um acúmulo de glicose no sangue. Já o tipo 2 é o mais comum, sendo causado por fatores genéticos juntamente com maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, gordura, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade, que provocam defeitos na produção e na ação da insulina no corpo. O diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada nos exames de teste de glicose após a 22ª semana de gestação, sendo, também, causada pela disfunção na produção e ação da insulina no corpo.

Prevenção

Para a prevenção do Diabetes é exigido uma mudança no estilo de vida. Mesmo sendo uma doença de origem genética, estima-se que 90% dos casos poderiam ser evitados com a adoração de hábitos saudáveis como:

- Reduzir o açúcar na alimentação;

- Praticar atividades físicas regularmente;

- Manter o peso em uma faixa saudável;

- Evitar o álcool e não fumar;

- Manter uma alimentação equilibrada e saudável.