Viver Bem
07 de abril de 2021
07 hábitos que prejudicam a sua saúde e você não sabe
07 hábitos que prejudicam a sua saúde e você não sabe

Uma vida saudável depende, e muito, dos hábitos que adotamos diariamente. Ter uma rotina de alimentação balanceada, praticar atividade física, ingerir água, são alguns que já sabemos. Porém, em nosso dia a dia incorporamos certos hábitos que parecem inofensivos, mas na realidade, nem sempre são saudáveis.

Cuidado com a postura na hora de dormir!

Uma postura inadequada durante o sono pode gerar sintomas físicos como: dor nas costas, torcicolo, apneia, cãibras e fadiga muscular. Para que isso não aconteça, o indicado é que você mantenha a curvatura da região lombar e deixe a coluna numa posição neutra. Dormir de lado ou de barriga para cima são maneiras adequadas de dormir, sempre com a coluna, pescoço e cabeça alinhados.

Cuidado com as noites mal dormidas!

Alguns sintomas como irritação, sonolência diurna, ansiedade, vontade de comer são as consequências de uma noite mal dormida. Além disso, uma péssima noite de sono pode ajudar a aumentar o risco de hipertensão, problemas cardíacos, derrame cerebral, obesidade entre outras doenças.

Não se alimente somente com comida industrializada!

A praticidade dos alimentos quase prontos para o consumo facilita muito a rotina, porém são ricos em sódio, açucares e aromatizando, que podem ocasionar doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Prefira cozinhar e ter uma alimentação mais saudável.

Uso exagerado de medicamentos e estimulantes

Outro grande problema é o uso indevido e exagerado de medicamentos, que pode acarretar no agravamento de uma doença e esconder determinados sintomas. A combinação inadequada pode anular o efeito de um e potencializar o do outro. Além disso, as consequências podem ser: reações alérgicas, dependência e até a morte.Um hábito que também coloca a saúde em risco é o uso, descontrolado, de café, guaraná em pó, energéticos e outros estimulantes. A cafeína, componente comum nesses produtos, prejudica o organismo, causa dependência e agrava outras doenças como ansiedade e depressão.

Descaso com a saúde bucal

Um sorriso bonito vai muito além da estética, é cuidado com a saúde. A escovação inadequada e a falta do uso do fio dental podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades, ou agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, visite o seu dentista regularmente.

Momentos escassos de lazer

Combater o estresse é um ótimo aliada para manter a saúde e qualidade vida, por isso, priorize os momentos com a família, amigos e claro, faça algo que seja prazeroso para você!

Cuidado com a exposição ao sol

A exposição solar por período maior que 1 hora ou nos horários entre 10h da manhã e 16h podem trazer malefícios para a pele, como queimaduras, desidratação e risco de câncer de pele. Tomar sol de forma correta fazer bem à saúde, como aumento da vitamina D e melhora do humor, estes problemas acontecem devido a exposição ao sol em excesso ou em horários em que o sol está muito intenso.