Viver Bem
13 de junho de 2017
Participação no programa Auto Estima
Participação no programa Auto Estima

No dia 05 de Junho a equipe de Medicina Preventiva da Unimed participou do programa Auto Estima, veiculado na emissora local SRC TV. Durante a entrevista assuntos como, os programas desenvolvidos, o cronograma e a importância da participação dos beneficiários foram abordados.

“Ficamos felizes com o convite, é sempre importante salientar as ações desenvolvidas pela nossa equipe, além de mostrar aos beneficiários da Unimed o que ele tem à disposição, foi uma participação informativa e esclarecedora”, explicou a Dra. Sandra Camargo, coordenadora da Medicina Preventiva.

O programa Auto Estima recebeu a nutricionista Mariana Pagnani, a psicóloga Laís dos Santos, além da enfermeira Alessandra Pereira.

ENTREVISTA

O que é a equipe de Medicina Preventiva da Unimed e quais os profissionais disponíveis nestes grupos?

R: A equipe de Medicina Preventiva é um grupo multidisciplinar, composto por profissionais de várias áreas, hoje na Unimed composto pela nutricionista, Dra. Mariana Pagnani, Psicóloga, Dra. Laís dos Santos e enfermeira, Alessandra Pereira, além da participação de todos os médicos cooperados que atuam no apoio aos grupos. Essa equipe tem a minha coordenação, Dra. Sandra Camargo

Quais os grupos de apoio disponíveis no momento? E como funciona cada grupo?

R: Grupo Amor Pleno (gestantes) tem o objetivo de orientar as mamães, para que essas posam lidar da melhor forma possível com as questões como o parto adequado, o aleitamento materno e os cuidados com recém-nascido.

Grupo de Planejamento familiar tem por objetivo orientar os casais candidatos a passar por um procedimento contraceptivo, assegurando que a escolha seja feita de forma segura.

Grupo Equilíbrio e Saúde tem o objetivo de prevenir as complicações das doenças crônicas.

Grupo Vida Leve tem como objetivo a redução de peso de maneira saudável, incluído atividade física e acompanhamento de toda nossa equipe.

Grupo Saúde em Dia tem como objetivo a educação em Diabetes e a adoção de hábitos saudáveis.

Como são formados os grupos? Os atendimentos são individuais e personalizados ou são como palestras?

R: Os grupos são formados com base na avaliação de dados epidemiológicos, por exemplo, quais as doenças que causam uma mortalidade maior (doenças cardiovasculares), sobre o potencial de causar complicações, sobre faixas etárias com maior susceptibilidade, conhecimento das doenças (as mais prevalentes que impactam na saúde, que causam maiores danos), e de como o autocuidado pode melhorar esses danos. Assim, trabalha-se prioritariamente com pessoas que convivem com doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão, Obesidade, Dislipidemias, Terceira Idade. Além desse trabalho com doenças crônicas, existem outros trabalhos como voltado ao grupo de gestantes, planejamento familiar, Drogaria Unimed Andradina perto de você. A captação dos participantes se faz através do encaminhamento de médicos, divulgação, etc.

O trabalho de Medicina Preventiva da Unimed de Andradina funciona como um padrão da empresa ou foi instalada recentemente?

R: A Medicina Preventiva já é desenvolvida na Unimed há pelo menos 10 anos, mas a cada ano vem ocupando um espaço maior, reconhecendo que não basta apenas tratar doenças, mas sim, trabalhar para que elas não aconteçam ou diminuindo suas complicações.

O quanto é possível prevenir participando de grupos como esse?

R: O resultado de ações da Medicina Preventiva são medidos por indicadores como: diminuição de internações por infarto, AVC, de complicações causadas pelo Diabetes, pela Obesidade (a própria perda de peso), etc. No caso das gestantes, melhora na assistência ao próprio pré-natal, gestantes que aderem melhor ao aleitamento materno.

Como é a questão da participação? As pessoas buscam esse tipo de apoio à prevenção de doenças?

R: A Medicina Preventiva tem um longo caminho a percorrer, porque os modelos de atenção são focados na doença. As pessoas estão habituadas. Um exemplo muito interessante é o que aconteceu com a vacina da gripe o ano passado, houve falta de vacinas porque estava acontecendo um surto. Este ano, sobraram vacinas, há uma cultura da doença e não da prevenção.

O que os fatores genéticos podem influenciar no trabalho de Medicina Preventiva?

R: Os fatores genéticos tem influência sim na gênese de doenças, mas é a combinação de outros (ambientais, comportamentais, etc.) que somados vão finalizar em um dano.

Como os interessados podem participar?

R: Qualquer usuário Unimed pode participar. O telefone de contato da Medicina Preventiva é 18 3702 4000, ramal 4040 ou 4031.